Área de estudo:
Município de Parauapebas localizado no sudeste do estado do Pará, que está situado na Região Norte do Brasil. Essa cidade é conhecida por sua importância econômica devido à exploração de minério de ferro na região, sendo lar de uma das maiores minas de ferro a céu aberto do mundo, a Serra dos Carajás.
Índices:
O NDWI, NDVI, NDBI, e NDMI são todos índices comumente usados em aplicações de sensoriamento remoto e SIG (Sistemas de Informação Geográfica) para analisar várias características de cobertura e uso da terra.
NDWI (Índice de Água de Diferença Normalizada): é usado para identificar e mapear corpos d'água, como rios, lagos e áreas úmidas. Ele é calculado usando as bandas de verde e NIR de dados de sensoriamento remoto e varia de -1 a 1. Valores mais altos indicam uma maior densidade de água.
NDVI (Índice de Vegetação de Diferença Normalizada): é usado para avaliar a densidade e saúde da vegetação. Ele é calculado usando as bandas de vermelho e infravermelho próximo (NIR) de dados de sensoriamento remoto e varia de -1 a 1. Valores mais altos indicam uma maior densidade de vegetação saudável.
NDBI (Índice de Áreas Construídas de Diferença Normalizada): é usado para identificar e mapear áreas construídas, como edifícios e estradas. Ele é calculado usando as bandas de infravermelho próximo (NIR) e infravermelho de onda curta (SWIR) de dados de sensoriamento remoto e varia de -1 a 1. Valores mais altos indicam uma maior densidade de áreas construídas.
NDMI (Índice de Umidade de Diferença Normalizada): é usado para avaliar o teor de umidade na vegetação. Ele é calculado usando as bandas NIR e infravermelho médio (MIR) de dados de sensoriamento remoto e varia de -1 a 1. Valores mais altos indicam um maior teor de umidade na vegetação.